Romário o gênio da grande área

Romário de Souza Faria, popularmente conhecido como "Baixinho", o jogador de 1.000 gols. Romário, jogador polêmico, mas brilhante, iniciou a sua carreira profissional em 06 de fevereiro de 1985, promovido ao time principal pelo então técnico Antônio Lopes, estreando no jogo com vitória vascaína por 3 a 0 sobre o Coritiba, partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Já seu primeiro gol foi marcado a 18 de agosto, em um amistoso contra o time do Nova Venécia, marcando duas vezes em uma goleada de 6 x 0 sobre a equipe capixaba.
O primeiro clube estrangeiro do Baixinho foi o PSV Eindhoven da Holanda, contratado por US$ 5 milhões, sendo na época a contratação brasileira mais cara por um clube estrangeiro. Atuou também no exterior pelo Barcelona, Valência, Al-Sadd, Miami FC e Adelaide United.
Pela Seleção Brasileira, marcou cinquenta e cinco gols, se tornando o terceiro maior artilheiro da Seleção, atrás de Pelé e Ronaldo, porém, sua média de gols pela Seleção supera os dois e é considerado um dos maiores centroavantes brasileiros, e do futebol mundial, de todos os tempos. Entre seus muitos títulos, destaca-se a Copa do Mundo de 1994, na qual foi o principal jogador daquela Seleção. Na época do mundial, era jogador do Barcelona FC, e encantou até o duro treinador da equipe, Johan Cruijff, autor de um dos famosos apelidos do atacante: "gênio da grande área".
O ex-jogador de futebol atualmente, é deputado federal pelo Rio de Janeiro, pelo partido do PSB. Ainda como jogador teve uma breve experiência como treinador, dirigindo o Vasco da Gama, clube com o qual é mais identificado. Também conseguiu ser ídolo jogando pelos rivais Flamengo e Fluminense.

Não achou o que queria? Busque com o Google:

Custom Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta nessa bagaceira ae!!

2leep.com

Resultado! Concursos » Destaques